A alergia alimentar acontece quando o sistema imunológico – a defesa do corpo contra infecções – identifica incorretamente certos componentes de alimentos específicos como prejudiciais, provocando uma resposta exagerada do organismo.

Isso leva a sintomas desagradáveis que podem envolver a pele (urticária, inchaço, coceira, eczema), o aparelho gastrintestinal (diarreia, dor abdominal, vômitos), o sistema respiratório (tosse, rouquidão e chiado no peito) e, em casos mais graves, comprometer vários órgãos ao mesmo tempo (reação anafilática).

E embora qualquer alimento possa desencadear uma reação alérgica, o leite de vaca, mais especificamente as suas proteínas, são as responsáveis por grande parte dessas alergias, principalmente em crianças.

O que é APLV?

APLV é a sigla de alergia à proteína do leite de vaca, uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas do leite. Ela é a alergia alimentar mais comum na infância e estima-se que 1 a 17% das crianças menores de 3 anos apresentam sintomas sugestivos de APLV e 2 a 3% delas são realmente alérgicas.

Mas a APLV pode não ser uma condição permanente: cerca de 50% das crianças com alergia à proteína do leite de vaca desenvolvem tolerância com um ano de idade, 75% até os três anos e 90% até completar seis anos.

A boa notícia é que algumas pessoas com APLV podem não apresentar as mesmas reações alérgicas com o leite de cabra, o que se deve, principalmente, ao seu perfil diferenciado de proteínas.

Por que as proteínas do Leite de Cabra provocam menos alergias?

As proteínas encontradas no leite de cabra são as mesmas dos leites de outras espécies:

  • 80% são representadas pelas caseínas (αs1-caseína, αs2-caseína, β-caseína e κ-caseína)
  •  20% pelas proteínas do soro, como β-lactoglobulina, α-lactoalbumina, albumina do soro bovino e imunoglobulinas.

Mas embora sejam semelhantes com relação aos tipos de proteínas, o Leite de Cabra apresenta um perfil diferenciado de caseína, uma das principais responsáveis por alergias às proteínas do leite de vaca (APLV) em adultos e crianças.

Com níveis mais baixos de αs1 -caseína (15% contra 38% no leite de vaca) e uma maior fração de αs2-caseína, a estrutura proteica do leite de cabra faz com que ele seja menos alergênico, tornando-se uma boa alternativa em alguns casos de APLV.

E esta diferença na estrutura das caseínas também contribui para um dos maiores benefícios do leite de cabra: a sua fácil digestão. Além de ter glóbulos de gordura menores, os valores mais baixos de αs1 –caseína favorecem a formação de coágulos mais finos e suaves.

Essas características, associadas a uma maior proporção de ácidos graxos da cadeia curta e média, fazem com que o leite de cabra seja digerido mais facilmente e rapidamente pelo estômago, ajudando a reduzir problemas relacionados à alergia para algumas pessoas.

Todas as pessoas com alergia ao leite de vaca podem beber leite de cabra?

Estudos sugerem que 40% ou mais das pessoas alérgicas ao leite de vaca podem tolerar bem o leite de cabra.

Mas, em alguns casos, o sistema imunológico de quem tem APLV não consegue distinguir as proteínas, causando a mesma resposta imune e sintomas do alérgeno verdadeiro, o que é chamado de reatividade cruzada.

Por isso, lembre-se: o acompanhamento de um médico especialista é fundamental no caso de alergias alimentares.

A partir de quando posso dar Leite de Cabra para o meu filho?

Até o sexto mês de idade, o leite materno supre todas as necessidades da criança e, entre seus diversos benefícios, também reduz o risco de diversos tipos de alergias. O ideal é estender o aleitamento até, pelo menos, os dois anos. Mas caso isto não seja possível, o leite de cabra pode ser uma opção nutritiva e saborosa para crianças a partir de 1 ano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, após os 12 meses de idade, a criança apresenta características metabólicas, enzimáticas e fisiológicas do sistema gastrointestinal para receber alimentos de todos os grupos alimentares preparados na mesma forma e consistência dos consumidos pela família.

Leite de Cabra Caprilat, um alimento saudável para toda a família

Além de ser menos alergênico e ter uma digestão mais fácil e rápida, o Leite de Cabra Caprilat traz diversos benefícios para a saúde de toda a família:

  • Fortalece o sistema imunológico: O Leite de Cabra Caprilat é rico em fósforo, potássio, zinco e selênio, minerais que ajudam na manutenção e fortalecimento da imunidade.
  • Ajuda a manter a saúde do intestino: O intestino é visto como um importante órgão imunológico; alterações e o seu mau funcionamento também interferem no risco de alergias. E o Leite de Cabra possui mais oligossacarídeos, que estimulam o crescimento de bactérias intestinais benéficas, agindo como prebióticos naturais.
  • Previne doenças degenerativas: O Leite de Cabra Caprilat possui elevados teores de vitamina A, uma importante aliada na prevenção de doenças degenerativas da visão, reprodução, pele e perda de funções orgânicas.
  • Ajuda a controlar o colesterol: O Leite de Cabra Caprilat tem menos colesterol que outros leites de origem animal e é rico em rico em ácidos graxos essenciais, ajudando a acelerar o metabolismo e queimando a gordura armazenada. Um verdadeiro aliado para manter o colesterol sob controle e aumentar os níveis do colesterol bom.

Ainda não sabe onde comprar o Leite de Cabra Caprilat? Clique aqui e encontre a loja mais pertinho de você.