Você sabia que a  intolerância à lactose é uma condição que pode atingir entre 60 e 70% da população mundial em algum grau e que mais de 80% dos seus portadores jamais recebem um diagnóstico médico sobre ela?

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 53 milhões dos brasileiros com mais de 16 anos relatam sentir algum sintoma desconfortável associado ao consumo de produtos lácteos. E entre a parcela de intolerantes à lactose no Brasil, as mulheres representam 59% das pessoas afetadas.

E será que uma pessoa intolerante à lactose pode beber Leite de Cabra, um alimento tão completo e rico em nutrientes considerados essenciais para o organismo? Antes de responder esta pergunta, vamos entender um pouco mais sobre ela.

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é causada quando o organismo não produz (ou o faz em quantidade insuficiente) a enzima lactase. Esta enzima é responsável por digerir a lactose, que é o carboidrato encontrado em todos os tipos de leite de origem animal.

Quando a digestão da lactose não é feita normalmente, ela se move para o intestino grosso, onde se acumula e é fermentada por bactérias, causando maior retenção de água e manifestações gastrointestinais. Os sintomas mais comuns são: distensão abdominal, excesso de gases, diarreia e náuseas.

 

Quais os tipos de intolerância?

Existem 3 tipos de intolerância à lactose: primária, secundária e congênita.

  • A intolerância primária é a mais comum e também o motivo pelo qual ela é mais frequente em adultos. É crônica e desenvolve-se a partir da adolescência e ao longo da vida, com a diminuição natural e progressiva na produção de lactase.
  • Já a intolerância secundária pode ocorrer temporariamente, quando a produção de lactase é afetada por doenças intestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou doença celíaca, por exemplo. Neste caso, ela pode desaparecer com o controle da doença base.
  • E a intolerância congênita é a mais rara e manifesta-se desde o nascimento. Neste caso, o organismo não tem as condições necessárias para produzir a lactase. Sua origem é genética e a deficiência é permanente.

E agora que você já entendeu melhor o que é intolerância e seus diferentes tipos, vamos ao que interessa:

Quem tem intolerância à lactose pode beber Leite de Cabra?

Aí vai uma boa notícia! A menos que você seja severamente intolerante à lactose, já é consenso entre os médicos que não é necessário retirar o leite da alimentação. Pelo contrário, como ele é um alimento muito completo, deve fazer parte do seu cardápio diário.

E o Leite de Cabra tem algumas características que o tornam uma alternativa saudável e saborosa para pessoas nessa condição:

O Leite de Cabra tem menos lactose

Como todo leite de origem animal, o de cabra também contém lactose, porém cerca de 12% a menos por xícara do que o leite de vaca. Muitas pessoas com intolerâncias leves a moderadas podem se sentir mais confortáveis com ele.

O Leite de Cabra é muito mais fácil de digerir         

O leite de cabra não apenas tem menos lactose e é naturalmente rico em vitaminas e nutrientes… Ele também é mais suave para o estômago. Como as suas moléculas de gordura e proteína são menores, ele forma uma coalhada menor e mais macia, podendo ser digerido com mais facilidade.

Além disso, ao contrário do leite de vaca, o leite de cabra não contém aglutinina, uma substância que une as partículas gordurosas, formando um coalho mais difícil de digerir.

O organismo absorve melhor os nutrientes do Leite de Cabra

A gordura do leite de cabra tem duas vezes mais ácidos capróico, caprílico e cáprico que o de vaca, fazendo com que o organismo consiga absorver e aproveitar os seus nutrientes de forma mais completa e fácil. Dessa forma, ele deixa menos resíduo não digerido no cólon, que literalmente fermentam e causam os sintomas desconfortáveis da intolerância à lactose.

 

Mas, atenção! Os níveis de intolerância variam muito de pessoa a pessoa, podendo ir do leve até o moderado ou alto e é importante verificar a quantidade diária que o organismo de cada um suporta. Por isso, o acompanhamento médico e nutricional é indispensável para que o paciente seja orientado em relação à lactase e às possibilidades de sua dieta.

 

Experimente, também, o Iogurte Natural de Leite de Cabra

As bactérias vivas e os probióticos do Iogurte Natural de Leite de Cabra ajudam a digerir o açúcar e a lactose, permitindo que pessoas que sofrem de má digestão ou intolerância à lactose obtenham os benefícios nutricionais do iogurte e do Leite de Cabra. Só para você ter uma ideia são necessários três potes do produto para se alcançar a taxa de um copo de leite.

E a gente tem uma receita facinha  de fazer em casa. Clique aqui e confira.

 

Ainda não sabe onde comprar o Leite de Cabra Caprilat? Encontre a loja mais perto de você aqui. Ah! E agora, toda a linha de Leite em Pó Caprilat está disponível no site da Matinal, nossa parceira online. É só escolher se você prefere caixa ou lata, escolher a quantidade e… prontinho! Ele chega aí na sua casa.