Já está mais do que comprovado que o equilíbrio entre o corpo e a mente é um dos melhores caminhos para uma vida longa e saudável.  E se você pensa que isso é uma descoberta do mundo atual, saiba que esta forma de enxergar a vida e o nosso corpo é adotada há milhares de anos pela Medicina Ayurvédica.

O que é Ayurveda?

A Medicina Ayurvédica, ou Ayurveda como é mais conhecida, é uma terapia indiana milenar e se baseia na crença de que saúde e bem-estar dependem de uma delicada harmonia entre o corpo, a mente e o espírito.

Na prática, isso quer dizer o seguinte: o nosso corpo, mente e onde a gente vive recebem energia o tempo inteiro. Quando estamos bem, essas energias também fluem bem. Agora, se temos algum problema emocional, físico, hábitos ruins ou má alimentação, as nossas energias ficam desequilibradas.

E quanto mais desequilibrados ficamos, mais toxinas acumulamos. E com mais toxinas, vêm as doenças físicas e emocionais. E o Ayurveda busca justamente nos livrar das toxinas e proporcionar uma vida mais equilibrada.

Através de práticas como a yoga, meditação, massagens e terapias específicas, combinadas com uma alimentação saudável, o Ayurveda tem como objetivos aumentar a longevidade e de forma preventiva, melhorar a saúde para aproveitar os anos vividos.

Qual a relação do Golden Milk com o Ayurveda?

O Golden Milk é uma bebida tradicional indiana, adotada na dieta Ayurvédica, e que vem ganhando muita popularidade no Ocidente.  Ele é feito de leite, preferencialmente o de cabra, e especiarias famosas por seus efeitos funcionais: gengibre, cúrcuma (também conhecida como açafrão da terra e responsável pela sua cor dourada), canela, pimenta do reino, cardamomo e cravo da índia.

 

Golden Milk

 

E lembra que a gente falou que a alimentação saudável é um dos pilares do Ayurveda?

No Golden Milk, cada ingrediente exerce um papel importante que quando combinados são melhor absorvidos pelo organismo, otimizando seus efeitos positivos.

Esta super bebida aumenta, por exemplo, os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores da sensação de conforto e bem-estar, ajudando no controle da ansiedade e do estresse.

Confira outros benefícios importantes do Golden Milk:

  • Ele é rico em antioxidantes, que protegem as células, combatem doenças, infecções, deixam a pele mais bonita e contribuem para sua saúde como um todo.
  • A cúrcuma (açafrão da terra) proporciona uma sensação de saciedade e reduz a compulsão alimentar, auxiliando, inclusive, nas dietas de perda ou controle de peso.
  • Reduz a inflamação e a dor nas articulações: a cúrcuma, o gengibre e a canela, presentes no Golden Milk, têm fortes propriedades anti-inflamatórias.
  • As especiarias também reduzem os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o risco de diabetes e doenças cardíacas.
  • O Golden Milk ajuda a melhorar a memória e a função cerebral.
  • A curcumina, substância ativa da cúrcuma, melhora o humor e ajuda a combater os sintomas da depressão.
  • O leite de cabra, base da bebida, tem efeito restaurador para o Ayurveda. Ideal pra idosos, ele é muito usado na recuperação de doenças debilitantes e estados de convalescença em geral, sendo, inclusive, recomendado no tratamento da Dengue na Índia.

Além disso, o leite de cabra é altamente nutritivo, tem todos os aminoácidos essenciais, minerais e é rico em vitaminas A, D, E e do complexo B, contribuindo para o aumento da imunidade e com excelente poder antioxidante. Ele também é mais suave e facilmente digerido, já que suas partículas de gordura são menores e absorvidas rapidamente.

Gostou? Agora tá na hora de aprender a preparar o seu Golden Milk com o Leite de Cabra Caprilat e aproveitar todos os seus benefícios. É fácil de fazer e fica uma delícia!

Ingredientes

  • 1 xícara de Leite de Cabra Capritat
  • 1 colher de sopa de cúrcuma (açafrão da terra)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de cravo da índia em pó
  • ½ colher de chá de cardamomo em pó ou 1/3 de semente
  • ½ colher de chá de pimenta do reino em pó
  • ½ colher de chá de gengibre em pó
  • Mel a gosto

Modo de Fazer

  1. Aqueça o leite com todos os ingredientes (exceto o mel)
  2. Desligue o forno antes do ponto de fervura.
  3. Coe se preferir e reserve.
  4. Adoce com mel a gosto e prontinho! Você pode servi-lo morno ou gelado.

 

Ficou com alguma dúvida? Vai lá no canal da Caprilat no Youtube. Temos um vídeo com o passo a passo de como preparar o Golden Milk e muitas outras receitas. Todas deliciosas e feitas com o Leite de Cabra Caprilat.