A influência de uma alimentação saudável e mais natural na nossa qualidade de vida já está mais do que comprovada.

Conscientes desta importância, as pessoas estão cada vez mais atentas aos ingredientes e processos utilizados na fabricação dos produtos que fazem parte do seu cardápio diário.

Com isso, os alimentos clean label estão ganhando destaque e a preferência de muitos consumidores.

E pra te explicar melhor o que é um produto clean label e por que o Caprilat Pó se enquadra neste conceito, preparamos este post pra você. Continua com a gente!

O que é clean label?

Alguma vez você já leu um rótulo de produto e se sentiu perdido, sem entender o que estava escrito nele ou sem conhecer pelo menos a metade dos ingredientes que estavam ali? É justamente isso que os produtos clean label procuram evitar.

Traduzindo-se para o português, clean label significa rótulo limpo, ou seja, rótulos que contenham a menor quantidade possível de ingredientes e que sejam facilmente entendidos pelo consumidor.

Além disso, para que possam ser considerados clean label, os alimentos devem se apresentar da forma mais natural possível, sem corantes, conservantes ou outros ingredientes artificiais.

Uma boa maneira para conferir e conhecer a qualidade dos ingredientes incluídos nos rótulos dos produtos, é utilizar aplicativos já disponíveis para esta finalidade, como o Desrotulando, por exemplo.

Com ele, você pode escanear o código de barras da embalagem e ter acesso à tabela nutricional e análise dos ingredientes do produto, que recebe uma nota de 0 a 100. Quanto maior a nota, mais saudável ele será.

Por que o Caprilat Pó é um produto clean label?

Todos os produtos Caprilat são 100% Leite de Cabra e enriquecidos com ácido fólico, importante vitamina do Complexo B.

Para o Caprilat Pó de 200g (sachê), estes são os únicos ingredientes, o que garante a nota máxima do produto (100) no app Desrotulando.

O Caprilat Pó Instantâneo 400g (lata) recebe a adição do emulsificante natural lecitina para que ele tenha uma diluição melhor e mais rápida em água fria. E nada mais, nenhum tipo de conservante ou estabilizante.

Mas se o Caprilat Pó não leva nenhum tipo de conservante, por que sua validade é tão longa?

O que torna um tipo de leite mais ou menos perecível que o outro é a quantidade de água encontrada nele.

Como o leite em pó passa por um processo de secagem, onde é retirada a sua umidade para que ele vire pó, consegue ter uma validade muito maior quando comparada ao leite líquido.

Vamos entender melhor como o processo de fabricação do leite em pó funciona…

Após chegar à Caprilat e passar pelo nosso controle de qualidade, o leite líquido é descarregado em tanques de aço inox e armazenado a 4°C.

Depois, o leite é pasteurizado, ou seja, aquecido a uma temperatura de 72 a 75 °C por alguns segundos para a eliminação de microrganismos prejudiciais à saúde, e resfriado em seguida. Neste momento, é feita a concentração, onde 50% da água são removidos.

É quando ele segue, efetivamente, para a câmara de secagem. Lá, o leite é pulverizado a uma corrente de ar quente com temperatura controlada, através de um equipamento chamado Spray Dryer, em milhares de partículas (gotículas) que contém os sólidos e a água.

Como o ar quente circula na câmara em uma temperatura de, aproximadamente, 180oC, a água evapora e estas gotículas se transformam em pó.

Para completar a secagem, ele passa pelo leito fluidificador e é nesta fase, no caso Caprilat Pó Instantâneo, que o emulsificante natural lecitina é adicionado. E já está prontinho para o processo de envase.

Agora que você já conhece todos os ingredientes, o processo de fabricação do leite em pó Caprilat e viu porque ele é considerado um alimento clean label, confira no nosso site onde encontrá-lo.

Aproveite, também, para aprender um pouco mais sobre os benefícios do leite de cabra para a sua saúde.